today777 é confiável -O plano de trabalho da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro deve votar seu

Plano de Trabatoday777 é confiável -lho da CPMI de 8 de Janeiro

O plano de trabalho da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro deve votar seu plano de trabalho na próxima quinta-feira,today777 é confiável - 1º de junho. A elaboração e apresentação do roteiro para as atividades está a cargo da senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

Continua após publicidade

Com o deputado Arthur Maia (União-BA) como presidente, o senador Cid Gomes (PDT-CE) como primeiro vice-presidente e o senador Magno Malta (PL-ES) na posição de segundo vice-presidente, a mesa da Comissão reflete a maioria de governistas e independentes no conjunto do colegiado.

Mais de 130 requerimentos já foram protocolados por deputados e senadores. A oposição foca na convocação do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), e de Gonçalves Dias, responsável pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) na data das invasões. O segundo nome é uma peça-chave no processo político que levou à instalação da CPMI e a uma verdadeira reviravolta do governo em relação à questão.

:: CPI do MST ataca Supremo e tem presidente investigado pela Polícia Federal::

Inicialmente resistente à instalação de uma investigação parlamentar em um momento em que tenta impor sua agenda nos trabalhos congressuais, o governo mudou sua posição após a divulgação de imagens de Dias em meio a manifestantes – o que levou ao seu afastamento. Dias alega que agiu para minimizar danos.

A mudança de postura na Esplanada, por sua vez, fez com que o ímpeto oposicionista em instalar a Comissão diminuísse. Se antes o objetivo era tentar estabelecer uma narrativa de omissão por parte do Executivo empossado em janeiro de 2023, a intenção da oposição passou a ser conter danos.

O próprio nome de Gama foi criticado por integrantes da oposição como Marcos do Val e Eduardo Bolsonaro. Além de pertencer a um partido que compõe o bloco governista no Senado, a parlamentar foi eleita para a Casa em 2018, na chapa em que Flávio Dino era candidato a governador – o que é tido como sinal de proximidade com um dos ministros que mais causa constrangimentos à extrema-direita.

:: Bolsonaristas querem criar &39;versão alternativa da verdade&39; em CPMI, afirma cientista política::

A base governista, de seu lado, investiu em uma série de requerimentos, que vão de Anderson Torres, então secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, até Mauro Cid, ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL). Conversas de Cid cogitando tentativas de golpe de Estado foram encontradas, por conta de investigações da Polícia Federal em outros casos em que o coronel é investigado. Uma série de comandantes da Polícia Militar do Distrito Federal também devem ser convocados, além de autores das invasões já identificados e presos.

O nome de Jair Bolsonaro (PL), que realizou postagem no dia dos eventos, ainda não consta de nenhum requerimento, bem como o da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Possíveis convocações de ambos, entretanto, não são descartadas à medida que a CPMI avance.

Edição: Rodrigo Durão Coelho


Relacionadas

  • Arthur Maia, do União, será presidente da CPMI dos atos golpistas; Eliziane Gama, a relatora

  • CPI do MST ataca Supremo e tem presidente investigado pela Polícia Federal

  • PT indica nomes para CPMI dos Atos Antidemocráticos

Outras notícias

  • MPF abre inquérito contra a Jovem Pan por divulgar fake news e incitar atos antidemocráticos

  • PF faz busca e apreensão contra 81 bolsonaristas envolvidos em atos golpistas

  • Com mínimo garantido, Randolfe quer mais três nomes para blindar CPI do MEC contra governo

Todo conteúdo de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato poderá ser reproduzido, desde que não haja alterações e os devidos créditos sejam fornecidos.

Visitantes, por favor deixem um comentário::

© 2024.sitemap