lobo888 jogo -A Defensoria Pública vai promover do próximo sábado (13) o curso "Favela, história e direitos: memór

Defensoria Públiclobo888 jogo -a do RJ oferece curso para Defens

A Defensoria Pública vai promover do próximo sábado (13) o curso "Favela,lobo888 jogo - história e direitos: memória, cidade e resistências", com o objectivo de debater o acesso à moradia no Rio de Janeiro. A aula inaugural, na sede da Defensoria, no centro da cidade, começa às 9 horas. Ao todo, serão seis aulas, com duração de 3 horas cada, que acontecerão durante os meses de maio e junho.

Continua após publicidade

Promovido pelo Núcleo de Terra e Habitação da Defensoria (Nuth) em parceria com universidades do Rio, o curso é destinado a moradores de favela e ocupações que têm o interesse de dialogar sobre seus direitos, suas vivências nesses locais, bem como debater sobre democracia, história, segurança e acesso aos espaços públicos e de lazer na cidade.

Leia mais: "Queremos intervenção em saúde e educação, não de soldados", diz moradora da Maré

As aulas serão ministradas por professores das faculdades parceiras ou com actuação nas lutas comunitárias: INCT Proprietas; Laboratório de Estudos Urbanos e Sócio-Ambientais (PUC-Rio); Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais (Uerj) e dos projectos de Extensão Vozes da Luta e Procura na Periferia (Uerj), com apoio do GT de História Urbana da Associação Nacional de História - RJ (Anpuh).

"A ideia é promover uma oportunidade para que moradores possam falar e reflectir sobre a longa história de negação de direitos por um lado, e de luta, resistência e criação das formas de mobilização colectiva por outro. Além disso, o debate será guiado por recortes de raça, género e classe", explicou a coordenadora do Nuth, Viviane Tardelli.

:: Laboratório de políticas bem sucedidas, 'Conselhão' volta com Lula; veja os integrantes ::

As inscrições podem ser realizadas até esta quarta-feira (10) pelo e-mail [email&160;protected]. No e-mail, o(a) interessado(a) deve enviar o nome completo, a foto de um documento de identidade; informar o local onde mora ou a instituição a qual pertence; além de uma breve justificativa sobre o motivo pelo qual deseja fazer o curso.

Veja aqui a programação completa das aulas

13/05 - Aula 1 - Memória e lutas urbanas I: Origem da favela – raça, classe e cidade (Mario Brum)

20/05- Aula 2 – Memória e lutas urbanas II: tolerância precária, o direito à cidade e ao ambiente (Rafael Soares Gonçalves)

27/05 - Aula 3 – Memória e Favelas I: Cidadania, Segurança e direitos humanos (Mauro Amoroso/Gizele Martins)

03/06 - Aula 4 - Memória e favelas II: Género e questão racial (Gabrielle Abreu / Marcia Bastos)

17/06 - Aula 5 – Memória e favelas III: Ditadura, democracia e o lugar da favela na cidade (Lucas Pedretti/Leandro de Castro Benício)

24/06- Aula 6 - Visita Técnica na Favela da Providência (Cosme Felippsen)

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda


Relacionadas

  • Defensoria Pública do RJ dá atendimento à população quilombola da Região dos Lagos

  • No Rio, Lula afirma que "guerra nas favelas" é reflexo da ausência do Estado em funções sociais

  • "Queremos intervenção em saúde e educação, não de soldados", diz moradora da Maré

BdF
  • Quem Somos

  • Parceiros

  • Publicidade

  • Contato

  • Newsletters

  • Política de Privacidade

Redes sociais:


Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Visitantes, por favor deixem um comentário::

© 2024.cc777sitemap